VIII Fala Outra Escola

VIII Fala Outra Escola traz como tema uma necessária provocação em um contexto social adverso de mudanças que estão indo na contramão das construções político-pedagógicas constituídas tensa e democraticamente entre educadores e sociedade.

O GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp lança o VIII FALA Outra ESCOLA, evento que vai acontecer de 25 a 28 de julho de 2017, de terça a sexta-feira. O tema desta edição foi suscitado pelos recentes acontecimentos político-sociais do início de 2016: “Como re-existir nas pluralidades do cotidiano escolar?”. Esta questão, tem sido respondida pelos professores e profissionais da educação de diferentes maneiras, a partir de diversas perspectivas e sensibilidades em seus campos de trabalho pedagógico. As narrativas destes profissionais se configuram como uma materialidade que proporcionam reflexão, construção de outras sensibilidades e conscientização de que produzem conhecimentos e saberes com seus pares e seus estudantes.

Na programação do evento estão previstas Rodas de Conversas, Sessões de Diálogos e Mostra de Trabalhos Pedagógicos além de Eventos Culturais.

As Rodas de Conversas e Sessões de Diálogos serão compostas de trabalhos submetidos pelos autores/participantes inscritos num dos quatro eixos temáticos: Formação Docente e Saberes Profissionais; Cotidiano e Práticas Educativas; Subjetividades, Memória e Educação das Sensibilidades; Escola como Experiência Política, e submetidos à avaliação da Comissão Científica do Seminário. Esperamos fomentar o diálogo entre trabalhos acadêmicos e relatos de experiências educacionais, reservando espaço especial também para os estudantes.

As Rodas de Conversas são constituídas por professores da escola e da universidade, diferentes profissionais da escola e/ou estudantes que optam por esta modalidade para apresentar seus trabalhos constituídos no diálogo com a escola. Para participar desta modalidade são necessárias a inscrição de representantes da escola e da universidade, até três participantes das Rodas (um da escola, um da universidade, outra da escola e/ou universidade (professores ou profissionais da escola) ou estudantes (em número e proposta que seja condizente com uma escuta sensível e responsiva destes participantes). A não aceitação do trabalho para esta modalidade implica na indicação automática para uma das sessões de diálogos.

As Sessões de Diálogos são organizadas para professores e profissionais da escola e da universidade manifestaram suas experiências e reflexões que indicam a pluralidades de seus saberes e conhecimentos e seus diversos modos de re-existir nos contextos adversos na busca de produção de uma “outra escola”.

As inscrições para apresentação de trabalhos no VIII Fala Outra Escola terão início no dia 15 de março

Prazo Inscrições/Modalidades Início  Fim Aceite
Rodas de Conversas 15/03 15/05 30/05
Sessões de Diálogos 15/03 15/06 30/06
Mostra de Trabalhos Pedagógicos 15/04 15/06 30/06
Participante sem trabalhos 15/03 15/07 ou até preenchimento das vagas.  

Os interessados podem participar das seguintes formas: como Participantes sem submissão de trabalhos, apresentando trabalhos em Rodas de Conversas, Sessões de Diálogo e na Mostra de Trabalhos Pedagógicos.

Os participantes que desejam acompanhar as conferências, rodas de conversa, lançamentos, eventos culturais e sessões de diálogo, sem apresentação de trabalhos, serão considerados como Participantes sem submissão de trabalhos do Seminário e terão livre acesso a toda a programação.

A Mostra de Trabalhos Pedagógicos "Ocupações Plurais" abre o Seminário com a exposição de produções desenvolvidas com crianças, jovens e adultos do Ensino Básico - Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e em qualquer tipo de ensino, seja ele em instituições, nas ruas, nas mais variadas academias, nos museus, etc. A iniciativa visa apresentar os trabalhos pedagógicos feitos por estudantes e professores/professoras e exibi-los a um público maior, valorizando essas experiências ético-estéticas para além da escola.

Os inscritos para participar da Mostra vão poder escolher entre as seguintes modalidades:

  1. Fotografias feitas pelos/as docentes e/ou estudantes;

  2. Composições fotográficas dos processos de criação das obras;

  3. Vídeo-clipes dos processos de produção dos estudantes (máximo de 5 minutos);

  4. Curta-metragens produzidos por estudantes e profissionais da educação;

  5. Obras tridimensionais dos estudantes como: assemblages, modelagem, esculturas com massa de modelar, argila, papiermachê, maquetes, etc. que possam ser transportadas para a Unicamp;

  6. Painéis, pôsteres, mobiles;

  7. Livros, álbuns, Sites, Blogs, portfólios de estudantes e/ou de profissionais da educação;

  8. Outros.

GEPEC

O GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - tem sido um espaço privilegiado para sistematizar e aprofundar a produção de conhecimentos e saberes da/na escola e da/na universidade, fomentando estudos e pesquisas de e com profissionais da educação.

Desde 1996, o GEPEC vem buscando mostrar que as mazelas educacionais não são de responsabilidade dos professores, realizando estudos que procuram mapear a compreensão do trabalho docente através de novos olhares, novas alternativas, capazes de ir além de uma representação homogeneizadora do trabalho docente.

A partir de 1999, o Grupo tem organizado Encontros com objetivo de criar espaços para as diversas vozes da escola veicularem suas produções. Inicialmente, em um Encontro denominado “Fala Professora!”, os docentes tiveram oportunidade de dizer de seu trabalho. Com a intenção de tomar a escola como espaço que transcende a ação docente, em 2002 o nome foi alterado para Seminário “Fala Outra Escola”. Buscava-se, com isso, explicitar as produções elaboradas nas escolas, na procura dos indícios para sua legitimação na sociedade, engendrando assim, um campo no qual são manifestas as possibilidades de a escola intervir na construção social de uma educação outra, mais humana, não-mercadológica, pautada na formação do educando como sujeito social e produtor de sua história.

A primeira edição do “Fala Outra Escola” foi realizada de 21 a 23 de novembro de 2002, com o objetivo de criar um espaço para as diversas vozes veicularem suas produções, seja na forma de mesas-redondas, palestras, diálogos ou pôsteres. Naquele evento, foram enfatizadas as tensões vividas pelos sujeitos no cotidiano da escola, tensões que perpassam as políticas impostas aos educadores, construindo a imagem da culpabilização do trabalho docente como propulsor do fracasso escolar.

Em 2015, último ano do evento que é bienal, o tema foi “O Teu olhar Trans-forma o Meu?”. Estiveram reunidos cerca de 490 participantes, sendo o público constituído por profissionais de educação da escola básica, desde a Educação Infantil, passando pelo nível Fundamental Médio e Superior, dando acesso a palestras, mesas redondas e podendo, também, publicar trabalhos apresentados nas sessões de comunicação.

As edições do Seminário Fala Outra Escola têm se implicado em proporcionar espaços de divulgação e socialização de experiências e/ou pesquisas que apresentam uma Outra Escola possível, sempre a partir do ponto de vista de seus interlocutores privilegiados: pesquisadores, professores e outros profissionais da educação que consideram a escola como lugar de produção de conhecimento não só para os estudantes, mas também para si mesmos.