Sessões de Diálogos
25 de Julho 2017 (Terça-feira)
Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I Horário: 18h30 às 20h15
Sala ED04 -Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais |
||||
---|---|---|---|---|
PESQUISA-FORMAÇÃO: PROFESSORES DA INFÂNCIA NARRANDO SUAS LEMBRANÇAS ESCOLARES INSPIRADOS EM BISPO DO ROSÁRIO |
Cleane Aparecida dos Santos
|
|||
O PROFESSOR E SEU CORPO NA PRÁTICA DOCENTE: A PREOCUPAÇÃO COM O ÓRGÃO OU COM O SUJEITO? | Ricardo Carlos Santos Alves, Fernanda da Silva Ferreira, Mayara Soares Bazílio |
|||
CORPO-PROFESSOR-PESQUISADOR: RE-EXISTIR ENTRE EXERCÍCIOS DE EXPERIMENTAÇÃO COM UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO | Maria Paula Pinto dos Santos Belcavello | |||
PROFISSÃO DOCENTE: NARRATIVAS E IMAGENS |
Andréia R. de Oliveira Camargo, |
|||
Sala ED05 -Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais |
||||
---|---|---|---|---|
NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS NARRADAS NO GEPPROFI |
Heriédna Cardoso Guimarães, |
|||
"PORQUE PROFESSORES ESCREVEM, SIM!": AS APPs E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESCRITORES NA REDE MUNICIPAL DE CARANGOLA - MG | Marta Christina Motta Macedo | |||
NARRATIVAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA JORNADA AMPLIADA NA ESCOLA MUNICIPAL ANTINÉIA SILVEIRA MIRANDA: MOVIMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO. |
Dayse Gonçalves Fontenelle
|
|||
PESQUISAR ENCONTROS, INVESTIGAR NARRATIVAS. A EPISTEMOLOGIA CONSTITUÍDA ENTRE DOIS: PROFESSORES E CRIANÇAS | Thais da Costa Motta | |||
Sala ED06 -Piso 1: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas |
||||
---|---|---|---|---|
LITERATURA NA CRECHE: A LEITURA COMO GARANTIA DE CIDADANIA ÀS CRIANÇAS PEQUENAS |
Michelle Dantas Ferreira, |
|||
PANÔS: UM MODO DIFERENTE DE NARRAR HISTÓRIAS | Elaine Ferraresi Serediuk | |||
LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA |
Vanessa Cristina Oliveira
|
|||
IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA: PROBLEMATIZAÇÕES DE PROPOSTAS DE LEITURAS PARA/ENTRE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Hellen Machado,
|
Sala ED09 -Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas |
||||
---|---|---|---|---|
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFF: DIÁLOGOS, FAZERES E REFLEXÕES COM O COTIDIANO |
Ana Cristina Corrêa Fernandes, Adriana Santos da Mata, Andréa Relva da Fonte Gonçalves Endlich, Cláudia Vianna de Melo
|
|||
A ARTE LITERÁRIA INFANTIL COMO MEIO PARA A APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA POSSÍVEL |
Adriana Batista De Souza Koide, |
|||
LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA |
Vanessa Cristina Oliveira
|
|||
O PROTAGONISMO INFANTIL E A PEDAGOGIA POR PROJETOS: LEITURA E ESCRITA EM QUESTÃO |
Lígia Maria Sciarra Bissoli |
Sala ED 10 -Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades |
||||
---|---|---|---|---|
PERCURSO ESTÉTICOS DE PROFESSORES: ENTRE PEDRINHAS E VENTOS |
Adrianne Guedes, |
|||
MEMÓRIAS E SUBJETIVIDADES NA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES | Catia Soares Madaleno Menezes | |||
DO APAGAMENTO AO RESGATE DAS MEMÓRIAS |
Maria Ângela de Melo Pinheiro |
|||
SENSIBILIDADES E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS HISTÓRICOS NO DIÁLOGO ENTRE PESQUISADORA E PROFESSORAS | Marcia Regina Poli Bichara |
Sala ED 11 -Piso 2: Eixo 4 – Escola como experiência política |
||||
---|---|---|---|---|
PROGRAMA NOVA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLETINDO OS DILEMAS E ALTERNATIVAS A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE ESTUDANTES, DOCENTES E PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO | Ticyane Madeira Cavalcanti, Miguel Malheiros de Araújo, Mônica de Souza Nascimento |
|||
TECENDO REDES: RODAS DE CONVERSA ENTRE ESCOLA, COMUNIDADE E PARCEIROS | Luciana Squarizi, Zila Paulo, Eliana Horto, Ruth Gouveia |
|||
VIVENDO UM PROJETO DE TRABALHO DIFERENCIADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS E (IM)POSSIBILIDADES |
Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz | |||
PROFESSORA ESPERMÁLIA: UM PERCURSO NARRATIVO DE CRIAÇÃO |
Tânia Villarroel |
Sala ED07 – Térreo: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas |
||||
---|---|---|---|---|
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EPILINGUISMO, AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ATO RESPONSIVO
|
Maria Irma Chahine Gallo | |||
POTENCIALIDADES DA COMPOSIÇÃO CINEMA-ESCOLA: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO E DE CRIAÇÃO DO CINECLUBE DO CEI AGOSTINHO PÁTTARO |
Aline Caetano Begossi,
|
|||
CLASSE BILÍNGUE: UMA CONSTRUÇÃO EM ANDAMENTO | Rebeca Ripari de Oliveira, Analice Gomes de Lima Dias |
|||
AS CRIANÇAS FORA DAS PAREDES DA SALA DE AULA |
Beatris Monteiro
|
26 de Julho 2017 (Quarta-feira)
Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I Horário: 14h00 às 15h45
Sala ED04 -Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais |
||||
---|---|---|---|---|
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AÇÕES DE FORMAÇÃO E RESISTÊNCIA COTIDIANA COM/NA ESCOLA PÚBLICA | Adriana Alves Fernandes Costa, Juaciara Barrozo Gomes, Fabrícia Vellasquez Paiva, Andreia Lima de Brito Fernandes, Irma Rodrigues Aguillar Lima |
|||
A MOBILIZAÇÃO DAS NARRATIVAS EM UM SUBPROJETO PIBID/ PEDAGOGIA: RECORTES FORMATIVOS |
Janaína Alves da Silva |
|||
UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE ESTÁGIO REMUNERADO E A CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL DO EDUCADOR PESQUISADOR | Marcia Maria Arrojo Hyppolito, Eliane Cristina Marcinari Romualdo | |||
ESTAGI-ANDO: MOVIMENTOS DA DOCÊNCIA... |
Marta Raquel de Araújo Lima Moreira, |
Sala ED05 -Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais |
||||
---|---|---|---|---|
FREINET E OS BEBÊS: AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREINET PARA A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES NA CRECHE. | Lucianna Magri de Melo Munhoz | |||
DA FORMAÇÃO DO EDUCADOR À ATUAÇÃO COM BEBÊS | Carolina Pasquini Ribeiro | |||
FORMAÇÃO CONTINUADA COMO PRÁTICA DE GESTÃO: ENCONTROS DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA EMEI EM PORTO ALEGRE. | Sabrina Garcez | |||
A ARQUITETURA DOS DIÁLOGOS: AS DIRETRIZES CURRICULARES ESPAÇOS E TEMPOS NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS E AS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS PELOS OLHARES E REFLEXÕES DAS PROFESSORAS DE UMA CRECHE PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINAS/SP E SEU COTIDIANO |
Tania Maria Serafim, |
Sala ED06 -Piso 1: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas |
||||
---|---|---|---|---|
VIVÊNCIA CULTURAL- MEU PATRIMÔNIO |
Thalita Rodrigues Martins de Lima | |||
UM MASCOTE DIFERENTE... SERÁ? OPORTUNIZANDO NOVAS VIVÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS PERANTE A DIVERSIDADE | Doani Emanuela Bertan, Cirlei Fernandes Bernardes Polli, Janaina Tunussi de Oliveira, Joelma da Silva Santos Mei |
|||
ENTRE TOADAS E GUARNICÊS: A VIVÊNCIA DA PLURALIDADE DO BUMBA-MEU-BOI EM UMA CRECHE DE CAMPINAS/SP | Rosinete Lima Setubal | |||
INVENCIONICES ARTÍSTICO-CIENTÍFICAS, CONCEITOS-MUNDUS | Artur Rodrigues Janeiro |
Sala ED09 -Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas |
||||
---|---|---|---|---|
O DISCURSO DO MÉTODO E O (DES)CURSO DO MÉTODO NAS PESQUISAS COM O COTIDIANO | Márcia Fernanda Carneiro Lima | |||
PESQUISA NA ESCOLA: SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES | Nara Rodrigues, Bárbara Vieira |
|||
PESQUISA COM O COTIDIANO: PENSAR JUNTO A NATURALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR | Minna Rodrigues, Gabriela Silva Cid |
|||
O CURRÍCULO NO CHÃO DA SALA DE AULA: A AÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AS DEMANDAS COTIDIANAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA | Vanessa Maria Teixeira da Silva |
Sala ED10 -Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades |
||||
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMAGENS, MOVIMENTOS E TEXTOS NOS LIVROS PARA CRIANÇAS | Thais Otani Cipolini Zerbinatti | |||
A PRODUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA LEITURA COMPARTILHADA NA SUBJETIVIDADE DOCENTE | Maura Maria Morais de Bolfer, Suelen Alves de Menezes Nazario, Fernanda Naracci Guedes Slonik |
|||
PROTAGONISMO SOCIAL E SOLIDARIEDADE: UM PROJETO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS | Thayse Polidoro João | |||
LEITURA COMPARTILHADA E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE |
Maura Maria Morais de Bolfer, |
|||
“POR QUE ANO PASSADO FIZERAM TIRINHA E ESTE ANO É UMA HISTÓRIA INTEIRA?”: UMA EXPERIÊNCIA COM ADAPTAÇÃO EM SALA DE AULA | George França |
Sala ED11 -Piso 2: Eixo 4 – Escola como experiência política |
||||
---|---|---|---|---|
FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES NEGRAS: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Mariana Cristina Pedrassa Sagrilo, Mariana Semião de Lima |
|||
VOZES QUE CONTAM EXPERIÊNCIAS DOCENTES VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA | Maria Aldenira Reis Scalabrin, Guilherme do Val Toledo Prado, Tânia Suely Azevedo Brasileiro | |||
“VAI FICAR AÍ CALADO?”: CRIAÇÕES E INTERVENÇÕES COM ÁFRICAS, RUAS E ESCOLA | Ana Carolina Brambilla Costa | |||
ESCOLA COMO EXPERIÊNCIA: ESPAÇO POLÍTICO E DE CONSTRUÇÃO ÉTICA | Natália Tazinazzo de Oliveira |
26 de Julho 2017 (Quarta-feira)
Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I Horário: 18h30 às 20h15
Sala ED04 -Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais |
||||
---|---|---|---|---|
O PROFESSOR E O ENCONTRO COM A PRÓPRIA PALAVRA: A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR | Renata Araújo Moreira dos Santos. | |||
QUANDO A IDENTIDADE DO EU-MÚSICO EDUCADOR SE REVELA NA FORMAÇÃO CONTINUADA | Daniel Bortolotti Calipo | |||
TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES ATRAVÉS DO PROJETO “OFICINAS DE FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL”: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | Liliane Sanchez | |||
COMO É SER PROFESSOR INICIANTE: NARRATIVAS SOBRE O INÍCIO DA DOCÊNCIA EM MEIO AS PLURALIDADES DO COTIDIANO ESCOLAR |
Carla Andréa Brande, |
Sala ED05 -Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais |
||||
---|---|---|---|---|
PARA ALÉM DA FRUIÇÃO: A LITERATURA INFANTIL COMO MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS | Adriana Batista de Souza Koide, Jussara Barboza Tortella | |||
O DESENHO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES, CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS | Carolina Betioli | |||
BRINCAR E CONTAR: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE GESTO E FALA | Juliana Scarazzatto, Eliana Ayoub, Thaís Guerrero Mondo |
|||
ARTE E INFÂNCIAS: RESPIRAR, SENTIR, EXPERIENCIAR E REVELAR | Adriana A. Alves da Silva Pereira, Andréia R. de Oliveira Camargo, Dilma Antunes Silva |
Sala ED06 -Piso 1: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas |
||||
---|---|---|---|---|
O FIO DA CONVERSA: PROSA COM CRIANÇAS PEQUENAS, DESENCADEANDO PROJETOS | Luciana Teston Sivalle, Márcia Maria Candida Ramos |
|||
VIVÊNCIA POÉTICA: UNINDO PROSA E POESIA NO CURSO DE PEDAGOGIA | Helena Proença De Sá, Maura Maria Morais de Bolfer, Kassie Gonçalves Dias, Quedma Franco | |||
PEDAGOGIA POR PROJETOS: SOBRE UM OUTRO CAMINHO PARA EDUCANDOS E EDUCADORES. | Gabriela Silva Cid, Minna Rodrigues |
|||
PEDAGOGIA POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – DO INTERESSE DAS CRIANÇAS A UMA ESCOLA COM SIGNIFICADO. |
Rebeca Possobom Arnosti |
Sala ED09 -Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas |
||||
---|---|---|---|---|
A TRADUÇÃO ORAL DE HISTÓRIAS COMO INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO | Tatiana De Schiavon, Elisangela Monegatto |
|||
PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO |
Moniqui Zamai, Andrea Couto Teixeira, Amália de Fátima Farinha Diniz, Patricia Carneiro Olmedo Pegoraro |
|||
PARA UMA ALFABETIZAÇÃO OUTRA, ALGUNS PRINCÍPIOS EM DISCUSSÃO |
Katia Ferreira Moreira | |||
CESTA POÉTICA: REINVENTANDO QUADRINHAS COMO ATIVIDADE DE LEITURA | Gisélia Oliveira de Sá Neves |
Sala ED10 -Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades |
||||
---|---|---|---|---|
GRECOTIDIANO - GRUPO DE ESTUDOS SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR: FORMAÇÃO NA ESCOLA PARA ALÉM DA ESCOLA. |
Paula Alves de Souza, Vanessa Maria Teixeira Da Silva, Janaina Beltram Duarte, Elaine Cristina Panini Messa, Elizabeth Rossin |
|||
EDUCAÇÃO SENSÍVEL: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA DOS PROCESSOS DE ENSINO DA ARTE A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA | Alexandra Ferreira, Gabriela di Donato Salvador Santinho, Antonio Sales |
|||
ELA CHEGOU E EU QUIS FUGIR: A INCLUSÃO DA TRISSOMIA 21 NUMA SALA DE PRÉ-I TRANSFORMANDO O CASULO DA PROFESSORA ROSINHA. | Mareide Lopes de Arruda, Luiza Velasquez, Rosinha Aguilera,Marilza Tomicha |
|||
SER MÃE-PROFESSORA-MILITANTE: COSTUROGRAFANDO MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE | Rejane Macedo |
Sala 11 – Piso 2: Eixo 4 – Escola como experiência política | ||||
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Roberta Sêco Pereira Gonçalves | |||
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): CONTRAPONTOS COM AS INVENTIVIDADES DA ESCOLA | Patrícia Gama Temporim, Elizabeth de Souza Gomes Souza |
|||
ESPAÇOS COLETIVOS DE TRABALHO DOCENTE E PRODUÇÃO DE CULTURA NA ESCOLA | Dejanira Fontebasso Marquesim | |||
BRINCAR E RE-EXISTIR NA ESCOLA | Jaqueline de Meira Bisse, Maria Fernanda Pereira Buciano, Gabriel da Costa Spolaor |
Sala ED07 – Térreo: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
ARTE E VIDA NO PLANEJAMENTO DOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS DA EMEJA “NÍSIA FLORESTA” | Marcos Donizetti Forner Leme | |||
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: EXERCÍCIO PARA CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO | Andrea De Andrade Marangoni Rodrigues, Alessandra Cain | |||
A SEMANA PAULO FREIRE NA ETEC DE PIEDADE: BALANÇO DA TENTATIVA DE CONSOLIDAÇÃO DE UMA PRÁTICA ESCOLAR | Filipe Bortoletto Ribeiro Toledo | |||
PROJETO CONEXÕES: CONVIDANDO OS JOVENS AO PROTAGONISMO | Camila OLIVEIRA; Valther OLIVEIRA; Juliana R. A FRAGA, Douglas M. DANTAS, Elisabete CARDIERI |
27 de Julho 2017 (Quinta-feira)
Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I Horário: 09h:00 às 10h45
Sala ED04 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais | ||||
---|---|---|---|---|
BAKHTIN E O CONCEITO DE ATO RESPONSÁVEL COMO ÉTICA FUNDANTE DE INTERAÇÕES INTERSUBJETIVAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO PELA CULTURA | Antonio Campos | |||
RESISTÊNCIA EPISTEMOLÓGICA: UMA CIÊNCIA OUTRA PARA A EDUCAÇÃO? | Liana Arrais Serodio, Guilherme do Val Toledo Prado |
|||
AS NARRATIVAS DOS SABERESFAZERES DE PROFESSORAS DE ESCOLAS DO CAMPO COMO ESTRATÉGIAS NA/PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA | Elizete Oliveira de Andrade | |||
FORMAÇÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGANDO COM BAKHTIN | Roberta Jardim Coube, Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo |
Sala ED05 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais | ||||
---|---|---|---|---|
A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA | Adriana Arezzo, Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo, Higor Linhares de Souza, Penha Mabel Farias do Nascimento |
|||
SABERES ÉTNICO RACIAIS: FORMAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORAS DOUTORAS NEGRAS. | Tatiane Conceição Carneiro, Joselina Silva | |||
REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: REPERCUSSÕES DO DISCURSO PEDAGÓGICO A PARTIR DA LEI 10.639/03. | Elizabeth Souza, Patricia Gama Temporim |
|||
EDUCAÇÃO INFANTIL: SUAS REFLEXÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 |
Ana Paula Galante Martinhago, Francisco Evangelista |
Sala ED06 – Piso 1: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO COLABORATIVA | Patrick Pereira, Marcele Campanini | |||
APRENDENDO A FAZER PESQUISA COM AS CRIANÇAS |
Sonia Maria de Oliveira | |||
A INTENCIONALIDADE NA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS EM GRUPO NA SALA DE AULA: O OLHAR DE UMA PROFESSORA | Bruna Celli D'abruzzo Degrecci, Ana Maria Falcão de Aragão |
|||
ESCOLA FORA DA CAIXA: UMA OUTRA ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO | Mariana de Motta, Francisco Souza, Viviane Magdal, Elaine Pereira |
Sala ED09 – Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
PELA EXISTÊNCIA DOS DESAFIOS DO COTIDIANO, A NECESSIDADE DE RE-EXISTIR NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: UM OLHAR DA EQUIPE GESTORA | Patrícia Regina Infanger Campos, Regina Carvalho Calvo de Faveri, Flávia Ferreira Leao Hatore | |||
A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA | Maria Natalina De Oliveira Farias, Cristiane Santos | |||
QUEM CONTROLA QUEM NA ESCOLA? O MURAL DE AVISOS E A REUNIÃO PEDAGÓGICA | Marta Christina Motta Macedo | |||
ARTE E ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA | Marceli Rodrigues |
Sala ED10 – Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades | ||||
---|---|---|---|---|
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: PATRIMÔNIO ESCOLAR A PRESERVAR, VALORIZAR E EXPLORAR | Renata Reis Pereira Matielo Fonseca, Iraí Aparecida de Oliveira Soares |
|||
REVISITANDO A MINHA PRÁTICA ATRAVÉS DAS FOTOGRAFIAS: SOBRE ALGUMAS DESCOBERTAS | Raquel Aparecida Batista | |||
AGORA EU ERA CRIANÇA: MEMÓRIAS DE DUAS MULHERES NEGRAS E A RELAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA | Raíssa Santos, Beatriz Barbosa | |||
ENCONTROS ENTRE SUJEITOS, DOCUMENTOS E MEMÓRIAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS HISTÓRICOS EDUCACIONAIS: UM DESFILE DE SETE DE SETEMBRO |
Adriana Carvalho Koyama |
Sala ED11 – Piso 2: Eixo 4 – Escola como experiência política | ||||
---|---|---|---|---|
TRANSFORMANDO IDEIAS EM REALIDADE | Patrícia Morais Teberga de Oliveira | |||
INFÂNCIAS CARIOCAS: CORPO, CONEXÃO COM A NATUREZA E EMPODERAMENTO POLÍTICO |
Adrianne Guedes, Léa Tiriba, |
|||
REEXISTIR NA PLURALIDADE DO COTIDIANO PARA CONSTRUIR A CULTURA INCLUSIVA |
Angélica Aparecida Alves Lourenço, Hilda Maria Gonçalves da Silva | |||
ESCOLA E INCLUSÃO: AVANÇOS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS NOS 20 ANOS DA LEI 9394/96 |
Rejane Lúcia Amarante de Macedo do Nascimento |
Sala ED07 – Térreo: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas |
||||
---|---|---|---|---|
“MAS O QUE ELES FAZEM?”: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM BEBÊS | Patrícia Yumi Fujisawa Cândido | |||
“EU QUERO!”: REFLEXÕES EM SALA DE AULA SOBRE O CONSUMO INFANTIL | Patrícia Yumi Fujisawa Cândido | |||
A SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA | Clayton Budin, Fabiana Bardela Lopes, José Alves |
|||
REINVENTANDO A PRIMEIRA INFÂNCIA: AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DA E.M. ROSA MARIA CASTELLANO PIERONI | Patricia Lopes Pinto da Silva |
27 de Julho 2017 (Quinta-feira)
Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I Horário: 10h45 às 12h15
Sala ED04 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais | ||||
---|---|---|---|---|
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA EM BUSCA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA ALFABETIZAÇÃO | Tatiana de Schiavon, Nathália Quitzau |
|||
A ORIENTADORA PEDAGÓGICA QUE SE FORMA ENQUANTO FORMADORA DA EQUIPE EDUCACIONAL DA ESCOLA | Gisele Camoleis Santana | |||
A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO COTIDIANO: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DA ORIENTADORA PEDAGÓGICA | Maria de Lourdes Gomes da Silva | |||
RELATOS REFLEXIVOS DE PROFESSORES COORDENADORES: INSTRUMENTOS DE SABERES PEDAGÓGICOS |
Errivaine Gomes |
Sala ED05 – Piso 1:Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais | ||||
---|---|---|---|---|
NEM TUDO É O QUE PARECE SER: HISTÓRIAS DA FORMAÇÃO PELA VOZ DE UMA PROFESSORA-FORMADORA |
Renata Barroso de Siqueira Frauendorf | |||
A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | Tatiana Andrade Fernandes, Andreia Osti |
|||
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO(AEE) | Patrícia Rosalen | |||
SABERES DOCENTES PARA ATUAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: QUE SABERES? | Clayton Budin |
Sala ED06 – Piso 1- Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
A VIAGEM DO BEM-TE-VI: VIVENCIANDO NOVAS DESCOBERTAS | Simone Couto Furquim,Maria Lucia Merone Massarão | |||
CLUBE DA MATEMÁTICA: A MATEMÁTICA E SUA FUNÇÃO SOCIAL | Rosimeire Brito Da Silva, Maria Francisca Dos Santos |
|||
O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM | Flávio Renato Dos Santos, Andreia Osti |
|||
EQUIPE COLMEIA: UMA ATMOSFERA ARTÍSTICA NA ESCOLA |
Fernando De Paula Ensinas,
|
Sala ED9 – Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS COTIDIANAS INFANTIS: VIVER, EXPERIMENTAR, BRINCAR E APRENDER NA ESCOLA | Keila Santos Pinto, Tagiane Beteghelli |
|||
REFLETINDO E VIVENCIANDO SENTIMENTOS E GENTILEZAS | Michelle Felippe Barthazar | |||
PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS E PROTAGONISMO: A EXPERIÊNCIA DA REUNIÃO DE REPRESENTANTES DO CEI AGOSTINHO PÁTTARO | Simone Silva,Maria de Lourdes Gomes Da Silva, Rita De Cássia Farinaccio Bley | |||
OLHANDO PARA SI E PARA O OUTRO – DESCOBRINDO TONS DE PELE E SENTIMENTOS | Michelle Felippe Barthazar |
Sala ED07 – Térreo: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
INVISIBILIZAR O COTIDIANO: PRÁTICAS CURRICULARES E TÁTICAS DE RE-EXISTÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA | Jeferson Maske De Oliveira | |||
O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE EJA NUMA PERSPECTIVA DE (RE)CONSTRUÇÃO DO OLHAR E ENCONTRO COM AS MÚLTIPLAS FACES DE ACONTECIMENTOS EM SUAS OUTRAS SIGNIFICÂNCIAS. | José Antônio de Oliveira | |||
COLÉGIO ELVIRA BRANDÃO: UMA ESCOLA EM MOVIMENTO | Andrezza Aghara Amorelli, Luiz Felipe Silva Campos |
|||
TRAJETÓRIAS ESCOLARES PROLONGADAS: ESTUDANTES DAS CAMADAS POPULARES, DA UEMG, UNIDADE CARANGOLA. |
Fernanda Bevilaqua Costa |
Sala ED10 -Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades |
||||
---|---|---|---|---|
MÉXICO E BRASIL: ESPAÇOS FORMATIVOS E ESCRITAS DOCENTES | Jacqueline de Fátima Morais, Roberta Manceira Flores, Fabiana de Oliveira Machado |
|||
EDUCAÇÃO INTEGRAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS/SP | Vanessa Benedini | |||
REFLEXÃO DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DA PRÁTICA DOCENTE AO OLHAR DA CRIANÇA | Alice Da Silva Lima d'Avila, Antonio Sales |
|||
HISTÓRIA DE VIDA: VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA E A PRODUÇÃO DE HABITUS PROFESSORAL PELA ALTERIDADE |
Jéssica Da Costa Brito, Loren Paiva, Eduarda Duarte Cacho, Karoline Pacheco da Silva |
|||
O PAPEL DO CAPITAL SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: UM ESTUDO A PARTIR DAS OBRAS MEMORIALÍSTICAS DA PROFESSORA OLIVA ENCISO | Gustavo Henrique Gonçalves Maria, Loren Paiva, Jéssica da Costa Brito |
Sala ED11 – Piso 2: Eixo 4 – Escola como experiência política | ||||
---|---|---|---|---|
CEMEFEJA PAULO FREIRE: UMA PROPOSTA SINGULAR DE ATENDIMENTO DE JOVENS E ADULTOS EM PERÍODO INTEGRAL | Luciana Squarizi, Francisco Souza, Ruth Gouveia, Georgina Vicente |
|||
“VOCÊ É REFERÊNCIA PARA MIM”, A TUTORIA NO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL | arli Aparecida da Silva Viçoti, Dirlaine Beatriz França de Souza, Beatriz Pereira Paixão, Keyla Bruna Rodrigues |
|||
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E COTIDIANO ESCOLAR | Nilda de Oliveira Vilela | |||
A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA (EIXO 1) | Adriana Arezzo, Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo, Higor Linhares de Souza, Penha Mabel Farias do Nascimento |
27 de Julho 2017 (Quinta-feira)
Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I Horário: 18h30 às 20h15
Sala ED04 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais | ||||
---|---|---|---|---|
CADERNOS DE ALUNOS REVELAM: O QUE HÁ DE PANTANEIRO NA ESCOLA PANTANEIRA | Young Shim Gonçalves, Mareide Lopes de Arruda |
|||
PROVA CAMPINAS 2016 CORREÇÃO DAS QUESTÕES, EXPRESSÃO E DISCUSSÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES | Marcela Rodrigues Borba, Jordana Souza Silva, Celisa Bonamigo Carrara, Marcela Rodrigues Borba, Ana Claudia Santurbano Felipe Franco |
|||
A LITERATURA DE AUTOAJUDA NO COTIDIANO DOCENTE: SIGNIFICADOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. |
Rebeca Possobom Arnosti, |
|||
O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Andrea Berenblum, Tatiana da Gonçalves |
Sala ED05 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais | ||||
---|---|---|---|---|
ENCONTROS DE PESQUISADORA ACADÊMICA E ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL | Roseli Gonçalves Ribeiro Martins Garcia | |||
MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO: ESCOLA E UNIVERSIDADE PÚBLICAS EM TRABALHO CONJUNTO DE FORMAÇÃO DOCENTE. | Sueli Lima Moreira, Julio César Almeida Vidal, Patricia Pereira do Prado, Veronica Vilella Goulart |
|||
O TRABALHO EM PARCERIA NO COTIDIANO ESCOLAR: POSSIBILIDADE FORMATIVA NO ENCONTRO COM O OUTRO | Pamela Cassão, Nathalia Ferraz Rodrigues |
|||
DESCOBERTAS, DESAFIOS E PARCERIAS: UM DIÁLOGO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | Flávia Ferreira de Castilho, Roberta Manceira Flores, Joana P. dos Santos G. de Oliveira, Renata Malafaia |
Sala ED06 – Piso 1:Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
NARRATIVAS DA ESCOLA: OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTOS | Aline Santos De Lima Ramos | |||
SER QUE PROFESSOR? UMA EXPERIÊNCIA NARRATIVA ACERCA DA ALTERIDADE BAKHTINIANA NA REFLEXÃO SOBRE IDENTIDADE | Gabriel da Costa Spolaor, Luciane Salado |
|||
ENTRE SABERES E FAZERES: UM BREVE RELATO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DO PROJETO CCAIC NA REDE MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS | Glacione Ribeiro Da Silva | |||
INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: RESULTADOS DE UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO | Fabiana Bardela Lopes, Maurício Compiani |
Sala ED07 – Térreo: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
FABRIQUINHA DE BRINQUEDOS INCLUSIVOS: DIVERSÃO PARA TODOS | Priscila Ribeiro | |||
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM DESAFIO ÉTICO-POLÍTICO-PEDAGÓGICO | Aline Gomes Da Silva, Tiago Ribeiro | |||
LAUDO NÃO É REMÉDIO | Elaine Cristina Oliveira Nunes | |||
VENTAR A VIDA: REENCANTAR-SE PELO MISTERIOSO | Artur Rodrigues Janeiro |
Sala ED09 – Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades | ||||
---|---|---|---|---|
TRÊS GERAÇÕES DE EDUCADORES E SEUS OLHARES À LUZ DAS NARRATIVAS | Viviany Gonçalves Lino Borges, Eliane Greice Davanço Nogueira | |||
REMEMORAÇÕES DOCENTES EM DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA BENJAMINIANA | Cyntia Simioni França | |||
A PROFESSORA ALFABETIZADORA QUE TROPEÇOU NA FENOMENOLOGIA E CAIU (DE AMORES) NO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO | Luciana Rodrigues de Souza | |||
MOVIMENTO, AFETO E RELAÇÃO: DOCILIZAÇÃO OU POTENCIALIZAÇÃO DO CORPO NA APRENDIZAGEM? | Katia Bizzo Schaefer, Adriana Andrade Alves, Cristiane Clemente Susano, Cynthia Rocha, Rosidalva Santos de Abreu |
Sala ED10– Piso 2: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais Eixo 2 - Cotidiano e práticas educativas Eixo 4 – Escola como experiência política |
||||
---|---|---|---|---|
INTERFERÊNCIA POLÍTICA NA GESTÃO ESCOLAR: IMPACTOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL | Jeferson Maske de Oliveira | |||
PRÁTICAS E (IN)PRÁTICAS CORPORAIS: CADÊ O CORPO QUE ESTAVA AQUI? | Julio Cezar Soares da Silva Fetter, Natália Tazinazzo de Oliviera | |||
JORNAL DE PAREDE – EXERCENDO A DEMOCRACIA | Ana Paula Soares da Mota Vaz | |||
“ESCOLA NA RUA: UMA EXPERIÊNCIA DO CEMEFEJA PAULO FREIRE” | Mariana de Motta, Emidio Claro, Isabel Silva, Eliana Horto, Maria Distler |
Sala ED11 – Piso 2: Eixo 2– Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
PLATAFORMA DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA | Juliana R. A. FRAGA, Camila M. OLIVEIRA, Douglas M. DANTAS, Valther M. OLIVEIRA,Elisabete CARDIERI |
|||
ENEGRECENDO A ESCOLA COM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: EXPERIÊNCIAS ANTIRRACISTAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO COMPLEXO DO ALEMÃO/RJ | Juliana Correia | |||
VISIBILIDADE DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Renata R. Pereira Matielo Fonseca, Iraí Aparecida De Oliveira Soares |
|||
QUEM ACOLHE QUEM? | Ana Cristina Libânio |
Sala ED12 – Piso 2: Eixo 1– Formação docente e saberes profissionais |
||||
---|---|---|---|---|
O PAPEL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA RESSOCIALIZAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL FEMININO: O QUE DIZ O EDUCADOR? | Rafaela Cruz de Moura, Adriana Alves Fernandes Costa | |||
A ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES QUE COMETERAM ATOS INFRACIONAIS E ESTÃO EM LIBERDADE SOCIOEDUCATIVA | Lucia Elene Doriguello, Tamires Juliana Silva Pacheco |
|||
UMA PEQUENA ABORDAGEM SOBRE A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE | Leonardo Barros, Lucia Elene Doriguello |
|||
FORMAÇÃO DE MONITORES E AGENTES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: (RE) SIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOS DIVERSOS ATORES |
Tania Maria Serafim, |
Sala ED13 – Piso 2: Eixo 1– Formação docente e saberes profissionais | ||||
---|---|---|---|---|
PROJETO SOBRE COMBUSTÃO QUÍMICA: EXPERIÊNCIAS ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A ESCOLA PÚBLICA | Nima I. Spigolon, Mariana Agostini, Fernanda Montija, William Zeni |
|||
ENCANTAMENTOS NA (FORMA)AÇÃO DOS EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES | Caroline Duarte, Cristinae Carvalho Barão |
|||
O PROFESSOR/BACHAREL: EM BUSCA DE UMA NOVA CULTURA OU “O TEMPO REDESCOBERTO” | Iracema Eliza Vasconcellos Moreira | |||
FORMAÇÃO E OS FORMADORES: DIFERENTES OLHARES SOBRE O TRABALHO DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO | Dulce Cornetet dos Santos Pomilio, Maria de Lourdes Gomes da Silva, Silvana Ortiz Vieira Ruiz. |
28 de Julho 2017 (Sexta-feira)
Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I Horário: 14h:00 às 15h:15
Sala ED04 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais | ||||
---|---|---|---|---|
FORMAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO FORMAÇÃO CONTINUADA EM FOCO: SAÚDE E EDUCAÇÃO- FUNDAMENTAL |
Daniele Rodrigues Santos |
|||
A PEDAGOGIA NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: POR QUE O PROFISSIONAL QUE ATUA EM HOSPITAIS NECESSITA DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA? | Lucia Elene Doriguello, Juliana Ferreira |
|||
A COMPLEXIDADE INTEGRANDO A BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO: EFEITOS (E AFETOS) NO PERCURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Elisabete Cardieri | |||
SIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE PELO OLHAR DO PROFESSOR FORMADOR |
Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez |
|||
REGISTRO E REFLEXÃO DA PRÁTICA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES PEDAGÓGICOS |
Jane Silva Bueno |
Sala ED05 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais | ||||
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: REFLETINDO SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO POR MEIO DO BRINCAR NOS ANOS INICIAIS |
Cátia Regina Ramos da Silva | |||
FORMAÇÃO DOCENTE: RE-EXISTIR, RE-CONSTRUIR, RE-INVENTAR | Maria Paula P. dos S. Belcavello, Leiliane Aparecida Gonçalves Paixão | |||
SOBRE CRONOTOPIA E CORPO: EM BUSCA DE PERCEPÇÕES ARTÍSTICAS VIVAS NAS NARRATIVAS DE PROFESSORXS E ALUNXS | Roberta Jardim Coube | |||
NÓS EM NOSSOS NÓS | Fernando Cardoso da Silva, Viviane Mendonça |
Sala ED06 – Piso 1: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
A RIQUEZA DAS EXPERIÊNCIAS PEQUENAS: ALGUNS SABERES DOS BEBÊS | Ruy Braz da Silva Filho, Aline Leal Pereira, Renata Aparecida de Melo, Vanessa Cristina Silva Pereira, Wilma Aparecida Lopes Tarelho | |||
INFÂNCIAS E COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE CURRÍCULOS INVENTADOS E OS DESAFIOS NA AVALIAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA | Ana Cristina Corrêa Fernandes | |||
PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NAS RELAÇÕES DE ESPAÇO E TEMPO: A EXPERIÊNCIA DOS ATELIÊS DO CEI AGOSTINHO PÁTTARO | Zirlene Scardovelli, Analice Gomes de Lima Dias, Sílvia Helena Pezzin Vezalli, Luciene Mastrandrea, Jaqueline Horácio Piton |
|||
PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: TÉCNICA DE STOP MOTION | Rossilene Milhomem Jardim Costa, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha |
Sala ED07 - Térreo: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
ÁRVORE GENEALÓGICA DAS PROFISSÕES: UMA ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA DE ADOLESCENTES | Patrick Pereira, Letícia Lovato Dellazzana-Zanon |
|||
ESCOLA DE MADEIRA, ALUNOS DE FERRO: MOVIMENTOS DE RE-EXISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Karina Mayara Leite Vieira | |||
VIDA NOVA: HISTÓRIAS DE VIDA E PERSPECTIVAS DE FUTURO | Jiane Maria Mantovani Colman | |||
RESSIGNIFICANDO O FRACASSO ESCOLAR: DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM À INJUSTIÇA COGNITIVA | Nathalia Fonseca Da Silva Barboza, Vania Batista Garcia, Carmen Lucia Vidal Pérez |
Sala ED09 – Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades | ||||
---|---|---|---|---|
CARTOGRAFANDO TRAJETÓRIAS: A (TRANS)FORMAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS | Thiara Vichiato Breda | |||
UMA DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: HABITUS PROFESSORAL E ALTERIDADE NA HISTÓRIA DE VIDA DA PROFESSORA MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA | Gustavo Henrique Gonçalves Maria | |||
O DESASTRE SOCIOAMBIENTAL DE RESPONSABILIDADE DA SAMARCO MINERADORA E O USO DE FOTOGRAFIAS DE TRAGÉDIA EM AULAS DE HISTÓRIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | Nara Rúbia Carvalho Cunha | |||
MEMÓRIA, SENSIBILIDADE E NARRATIVA: QUANDO A FALA DA CRIANÇA RETORNA EM TEXTO DE ADULTO | Rita de Cássia Fossaluza Ferreira |
Sala ED10 -Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades |
||||
---|---|---|---|---|
DE JALECO BRANCO E ESTETOSCÓPIO: UMA MÉDICA NA PEDAGOGIA | Dirlaine Beatriz França de Souza, Brigida Prudencio |
|||
CONSTRUIR UMA OUSADIA: TEXTOS DE AUTOFICÇÃO EM SALA DE AULA | Renato Bruno | |||
ENTRE LAÇOS E NÓS: UMA EXPERIÊNCIA DE CULTURA RESTAURATIVA | Rosana Santana, Emidio Claro, Elaine Pereira, Viviane Magdal, Georgina Vicente |
|||
RELATOS REFLEXIVOS: O QUE (ME) ENCONTRO NA VOZ DO OUTRO |
Adriana Stella Pierini, |
Sala ED11– Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Vanessa Krahenbuhl Dias, Vanessa Prates Nascimento, Deise Fahl |
|||
HOMEM E NATUREZA: UMA QUESTÃO DE RESPEITO | Renata Benassi, Rosimeire Brito da Silva, Raquel Silva Vitor, Fernando Martins | |||
PROJETO BIOMAS EM REDE: SABERES INTEGRADOS E A ESCUTA DE DIFERENTES VOZES | Elisete Soave Vianna, Lidia Maria Soares Bizo |
|||
A PONTE DE MONET: ENTRE NINFEIAS E CHORÕES | Silvana Ortiz Vieira Ruiz, Stela Maris Ferrari, Camila Marques Costa, Marilena Gomes de Carvalo Bráz, Dulce cornetet dos santos pomilio | |||
CAFÉ CULTURAL COLETIVO |
Elizete Silva Neves Ramos, |
Sala ED12– Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas | ||||
---|---|---|---|---|
DIALOGANDO SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSTIGANDO CRIANÇAS CRÍTICAS | Janaina A. Silva | |||
A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA: DA PRÁTICA A PRODUÇÃO DE UM LIVRO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I | Isnary Aparecida Araújo Silva | |||
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A NOSSA RELAÇÃO COM O ALIMENTO | Elisângela S.S. SANTOS, Fernanda S. OGAWA |
|||
RECREAÇÃO, LAZER E O LÚDICO NA ESCOLA: BUSCANDO TRANSFORMAÇÕES NAS PRÁTICAS ESCOLARES |
Renata L.M. FERNANDES |