Sessões de Diálogos

25 de Julho 2017 (Terça-feira)

Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I  Horário: 18h30 às 20h15

 

 Sala ED04 -Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais

PESQUISA-FORMAÇÃO: PROFESSORES DA INFÂNCIA NARRANDO SUAS LEMBRANÇAS ESCOLARES INSPIRADOS EM BISPO DO ROSÁRIO

Cleane Aparecida dos Santos

 

O PROFESSOR E SEU CORPO NA PRÁTICA DOCENTE: A PREOCUPAÇÃO COM O ÓRGÃO OU COM O SUJEITO? Ricardo  Carlos Santos Alves,
Fernanda da Silva Ferreira,
Mayara Soares Bazílio
CORPO-PROFESSOR-PESQUISADOR: RE-EXISTIR ENTRE EXERCÍCIOS DE EXPERIMENTAÇÃO COM UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO Maria Paula Pinto dos Santos Belcavello
PROFISSÃO DOCENTE: NARRATIVAS E IMAGENS

Andréia R. de Oliveira Camargo,
Adriana A. Alves da Silva Pereira,
Dilma Antunes Silva,
Roseli G. Ribeiro Martins Garcia

 

 

 Sala ED05 -Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais

NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS NARRADAS NO GEPPROFI

Heriédna Cardoso Guimarães,
Eda Maria de Oliveira Henriques,
Mônica  Maria de Azevedo,
Joelma Souza,
Verônica Fabiola Neves Rodrigues

"PORQUE PROFESSORES ESCREVEM, SIM!": AS APPs E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESCRITORES NA REDE MUNICIPAL DE CARANGOLA - MG Marta Christina  Motta Macedo
 NARRATIVAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA JORNADA AMPLIADA NA ESCOLA MUNICIPAL ANTINÉIA SILVEIRA MIRANDA: MOVIMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO.

Dayse  Gonçalves Fontenelle

 

PESQUISAR ENCONTROS, INVESTIGAR NARRATIVAS. A EPISTEMOLOGIA CONSTITUÍDA ENTRE DOIS: PROFESSORES E CRIANÇAS Thais  da Costa Motta

 

 Sala ED06 -Piso 1: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas

LITERATURA NA CRECHE: A LEITURA COMO GARANTIA DE CIDADANIA ÀS CRIANÇAS PEQUENAS

Michelle Dantas Ferreira,
Edilane Oliveira Da Silva

PANÔS: UM MODO DIFERENTE DE NARRAR HISTÓRIAS Elaine Ferraresi Serediuk
LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA

Vanessa Cristina Oliveira

 

IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA: PROBLEMATIZAÇÕES DE PROPOSTAS DE LEITURAS PARA/ENTRE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Hellen  Machado,
Maria Silvia Pinto De Moura Librandi da Rocha

 

 

 Sala ED09 -Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas

 

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFF: DIÁLOGOS, FAZERES E REFLEXÕES COM O COTIDIANO

 

 

Ana Cristina Corrêa Fernandes, Adriana Santos da Mata, Andréa Relva da Fonte Gonçalves Endlich, Cláudia  Vianna de Melo

 

A ARTE LITERÁRIA INFANTIL COMO MEIO PARA A APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA POSSÍVEL

Adriana Batista De Souza Koide,
Jussara Barboza Tortella,
Vívian Cristina Leoni

LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA

 

Vanessa Cristina Oliveira

 

 O PROTAGONISMO INFANTIL E A PEDAGOGIA POR PROJETOS: LEITURA E ESCRITA EM QUESTÃO

Lígia Maria Sciarra Bissoli
NOSSO PARQUE DE PNEUS: PROCESSO COLETIVO DE PRODUÇÃO DE ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL...
Marta Raquel De Araújo Lima Moreira

 

 Sala ED 10 -Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades

PERCURSO ESTÉTICOS DE PROFESSORES: ENTRE PEDRINHAS E VENTOS

Adrianne Guedes,
Michelle Dantas Ferreira,
Lia Moraes Saboia

MEMÓRIAS E SUBJETIVIDADES NA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES Catia Soares Madaleno Menezes
DO APAGAMENTO AO RESGATE DAS MEMÓRIAS

Maria Ângela de Melo  Pinheiro

SENSIBILIDADES E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS HISTÓRICOS NO DIÁLOGO ENTRE PESQUISADORA E PROFESSORAS Marcia Regina Poli Bichara

 

 Sala ED 11 -Piso 2: Eixo 4 – Escola como experiência política

PROGRAMA NOVA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLETINDO OS DILEMAS E ALTERNATIVAS A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE ESTUDANTES, DOCENTES E PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO Ticyane Madeira Cavalcanti,
Miguel Malheiros de Araújo,
Mônica de Souza Nascimento
TECENDO REDES: RODAS DE CONVERSA ENTRE ESCOLA, COMUNIDADE E PARCEIROS Luciana Squarizi,
 Zila Paulo,
 Eliana Horto,
 Ruth Gouveia
VIVENDO UM PROJETO DE TRABALHO DIFERENCIADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E
  ADULTOS: DIÁLOGOS E (IM)POSSIBILIDADES
Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz
PROFESSORA ESPERMÁLIA: UM PERCURSO NARRATIVO DE CRIAÇÃO

Tânia Villarroel

 

Sala ED07 – Térreo: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas

 ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EPILINGUISMO, AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ATO RESPONSIVO

 

Maria Irma Chahine Gallo
POTENCIALIDADES DA COMPOSIÇÃO CINEMA-ESCOLA: TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO E DE CRIAÇÃO DO CINECLUBE DO CEI AGOSTINHO PÁTTARO

Aline  Caetano Begossi,
Jaqueline Horácio Piton,
Simone Silva,
Zirlene Scardovelli

 

CLASSE BILÍNGUE: UMA CONSTRUÇÃO EM ANDAMENTO Rebeca Ripari de Oliveira,
Analice  Gomes de Lima Dias
AS CRIANÇAS FORA DAS PAREDES DA SALA DE AULA

Beatris Monteiro

 

26 de Julho 2017 (Quarta-feira)

Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I  Horário: 14h00 às 15h45

 

 Sala ED04 -Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: AÇÕES DE FORMAÇÃO E RESISTÊNCIA COTIDIANA COM/NA ESCOLA PÚBLICA Adriana  Alves Fernandes Costa,
Juaciara Barrozo Gomes,
Fabrícia Vellasquez Paiva,
Andreia Lima de Brito Fernandes,
Irma Rodrigues Aguillar Lima

A MOBILIZAÇÃO DAS NARRATIVAS EM UM SUBPROJETO PIBID/ PEDAGOGIA: RECORTES FORMATIVOS
Janaína Alves da Silva

Janaína Alves da Silva

UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE ESTÁGIO REMUNERADO E A CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL DO EDUCADOR PESQUISADOR Marcia Maria Arrojo Hyppolito, Eliane Cristina  Marcinari Romualdo
ESTAGI-ANDO: MOVIMENTOS DA DOCÊNCIA...

Marta Raquel de Araújo Lima Moreira,
 Karina  de Souza Gomes,
Andreza Raymundo Pulze,
Gabriela  Costa Ribeiro

 

 Sala ED05 -Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais

FREINET E OS BEBÊS: AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREINET PARA A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES NA CRECHE. Lucianna Magri de Melo Munhoz
DA FORMAÇÃO DO EDUCADOR À ATUAÇÃO COM BEBÊS Carolina Pasquini Ribeiro
FORMAÇÃO CONTINUADA COMO PRÁTICA DE GESTÃO: ENCONTROS DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA EMEI EM PORTO ALEGRE. Sabrina Garcez
A ARQUITETURA DOS DIÁLOGOS: AS DIRETRIZES CURRICULARES ESPAÇOS E TEMPOS NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS E AS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS PELOS OLHARES E REFLEXÕES DAS PROFESSORAS DE UMA CRECHE PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINAS/SP E SEU COTIDIANO

Tania Maria Serafim,
Rayane Jessica  Aranha

 

 Sala ED06 -Piso 1: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas

VIVÊNCIA CULTURAL- MEU PATRIMÔNIO

Thalita  Rodrigues Martins de Lima
UM MASCOTE DIFERENTE... SERÁ? OPORTUNIZANDO NOVAS VIVÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS PERANTE A DIVERSIDADE Doani Emanuela Bertan,
Cirlei Fernandes Bernardes  Polli, Janaina  Tunussi de Oliveira,
 Joelma da Silva Santos Mei
ENTRE TOADAS E GUARNICÊS: A VIVÊNCIA DA PLURALIDADE DO BUMBA-MEU-BOI EM UMA CRECHE DE CAMPINAS/SP Rosinete  Lima Setubal
INVENCIONICES ARTÍSTICO-CIENTÍFICAS, CONCEITOS-MUNDUS Artur Rodrigues Janeiro

 

 Sala ED09 -Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas

O DISCURSO DO MÉTODO E O (DES)CURSO DO MÉTODO NAS PESQUISAS COM O COTIDIANO Márcia Fernanda Carneiro Lima
PESQUISA NA ESCOLA: SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES Nara Rodrigues,
Bárbara Vieira
PESQUISA COM O COTIDIANO: PENSAR JUNTO A NATURALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR Minna Rodrigues,
Gabriela  Silva Cid
O CURRÍCULO NO CHÃO DA SALA DE AULA: A AÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AS DEMANDAS COTIDIANAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Vanessa Maria Teixeira da Silva

 

 Sala ED10 -Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades

EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMAGENS, MOVIMENTOS E TEXTOS NOS LIVROS PARA CRIANÇAS Thais Otani Cipolini Zerbinatti
A PRODUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA LEITURA COMPARTILHADA NA SUBJETIVIDADE DOCENTE Maura Maria Morais de Bolfer,
Suelen Alves de Menezes Nazario,
Fernanda Naracci Guedes Slonik
PROTAGONISMO SOCIAL E SOLIDARIEDADE: UM PROJETO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS Thayse Polidoro João

LEITURA COMPARTILHADA E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE

Maura Maria Morais de Bolfer,
Suelen Alves de Menezes Nazario,
Fernanda Naracci Guedes Slonik

“POR QUE ANO PASSADO FIZERAM TIRINHA E ESTE ANO É UMA HISTÓRIA INTEIRA?”: UMA EXPERIÊNCIA COM ADAPTAÇÃO EM SALA DE AULA George França

 

 Sala ED11 -Piso 2: Eixo 4 – Escola como experiência política

FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES NEGRAS: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Mariana Cristina Pedrassa Sagrilo,
 Mariana Semião de Lima
VOZES QUE CONTAM EXPERIÊNCIAS DOCENTES VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA Maria Aldenira Reis Scalabrin, Guilherme do Val Toledo Prado, Tânia Suely Azevedo Brasileiro
“VAI FICAR AÍ CALADO?”: CRIAÇÕES E INTERVENÇÕES COM ÁFRICAS, RUAS E ESCOLA Ana Carolina Brambilla Costa
ESCOLA COMO EXPERIÊNCIA: ESPAÇO POLÍTICO E DE CONSTRUÇÃO ÉTICA Natália Tazinazzo de Oliveira

26 de Julho 2017 (Quarta-feira)

Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I  Horário: 18h30 às 20h15

 

 

 Sala ED04 -Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais

O PROFESSOR E O ENCONTRO COM A PRÓPRIA PALAVRA: A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Renata Araújo Moreira dos Santos.
QUANDO A IDENTIDADE DO EU-MÚSICO EDUCADOR SE REVELA NA FORMAÇÃO CONTINUADA Daniel Bortolotti Calipo
TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES ATRAVÉS DO PROJETO “OFICINAS DE FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL”: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Liliane Sanchez
COMO É SER PROFESSOR INICIANTE: NARRATIVAS SOBRE O INÍCIO DA DOCÊNCIA EM MEIO AS PLURALIDADES DO COTIDIANO ESCOLAR

Carla Andréa Brande,
Pamela Cassão

 

 Sala ED05 -Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais

PARA ALÉM DA FRUIÇÃO:  A LITERATURA INFANTIL COMO MEIO PARA O  DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS Adriana Batista de Souza  Koide, Jussara Barboza Tortella
O DESENHO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES, CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS Carolina Betioli
BRINCAR E CONTAR: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE GESTO E FALA Juliana  Scarazzatto,
Eliana Ayoub,
Thaís Guerrero Mondo
ARTE E INFÂNCIAS: RESPIRAR, SENTIR, EXPERIENCIAR E REVELAR Adriana A. Alves da Silva Pereira, Andréia R. de Oliveira Camargo, Dilma  Antunes Silva

 

 Sala ED06 -Piso 1: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas

O FIO DA CONVERSA:  PROSA COM CRIANÇAS PEQUENAS, DESENCADEANDO PROJETOS Luciana Teston Sivalle,
Márcia Maria Candida  Ramos
VIVÊNCIA POÉTICA: UNINDO PROSA E POESIA NO CURSO DE PEDAGOGIA Helena  Proença De Sá, Maura Maria Morais de Bolfer, Kassie  Gonçalves Dias, Quedma Franco
PEDAGOGIA POR PROJETOS: SOBRE UM OUTRO CAMINHO PARA EDUCANDOS E EDUCADORES. Gabriela Silva Cid,
Minna Rodrigues
PEDAGOGIA POR PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – DO INTERESSE DAS CRIANÇAS A UMA ESCOLA COM SIGNIFICADO.

Rebeca  Possobom Arnosti

 

 Sala ED09 -Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas

A TRADUÇÃO ORAL DE HISTÓRIAS COMO INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO Tatiana De Schiavon,
Elisangela  Monegatto

PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

Moniqui Zamai,
Andrea Couto Teixeira,
Amália de Fátima Farinha Diniz,
Patricia  Carneiro Olmedo Pegoraro

PARA UMA ALFABETIZAÇÃO OUTRA, ALGUNS PRINCÍPIOS EM DISCUSSÃO

Katia Ferreira Moreira
CESTA POÉTICA: REINVENTANDO QUADRINHAS COMO ATIVIDADE DE LEITURA Gisélia Oliveira de Sá Neves

 

 Sala ED10 -Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades

GRECOTIDIANO - GRUPO DE ESTUDOS SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR: FORMAÇÃO NA ESCOLA PARA ALÉM DA ESCOLA.

Paula Alves de Souza,
Vanessa Maria Teixeira Da Silva,
 Janaina Beltram Duarte,
Elaine Cristina Panini Messa,
Elizabeth Rossin
EDUCAÇÃO SENSÍVEL: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA DOS PROCESSOS DE ENSINO DA ARTE A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA Alexandra Ferreira,
Gabriela di Donato Salvador Santinho,
Antonio Sales
ELA CHEGOU E EU QUIS FUGIR: A INCLUSÃO DA TRISSOMIA 21 NUMA SALA DE PRÉ-I TRANSFORMANDO O CASULO DA PROFESSORA ROSINHA. Mareide Lopes de Arruda,
Luiza Velasquez,
Rosinha Aguilera,Marilza Tomicha
SER MÃE-PROFESSORA-MILITANTE: COSTUROGRAFANDO MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE Rejane Macedo

 

Sala 11  – Piso 2: Eixo 4 – Escola como experiência política
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Roberta Sêco Pereira Gonçalves
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): CONTRAPONTOS COM AS INVENTIVIDADES DA ESCOLA Patrícia Gama Temporim,
Elizabeth de Souza Gomes Souza
ESPAÇOS COLETIVOS DE TRABALHO DOCENTE E PRODUÇÃO DE CULTURA NA ESCOLA Dejanira Fontebasso Marquesim
BRINCAR E RE-EXISTIR NA ESCOLA Jaqueline de Meira Bisse,
Maria Fernanda Pereira Buciano,
Gabriel da Costa Spolaor

 

Sala ED07 – Térreo: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas
ARTE E VIDA NO PLANEJAMENTO DOS TRABALHOS PEDAGÓGICOS DA EMEJA “NÍSIA FLORESTA” Marcos Donizetti  Forner Leme
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: EXERCÍCIO PARA CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO Andrea De Andrade Marangoni Rodrigues, Alessandra Cain
A SEMANA PAULO FREIRE NA ETEC DE PIEDADE: BALANÇO DA TENTATIVA DE CONSOLIDAÇÃO DE UMA PRÁTICA ESCOLAR Filipe Bortoletto Ribeiro Toledo
PROJETO CONEXÕES: CONVIDANDO OS JOVENS AO PROTAGONISMO Camila OLIVEIRA;
Valther OLIVEIRA;
Juliana R. A FRAGA,
Douglas M. DANTAS,
Elisabete CARDIERI

27 de Julho 2017 (Quinta-feira)

Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I Horário: 09h:00 às 10h45

 

Sala ED04 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais
BAKHTIN E O CONCEITO DE ATO RESPONSÁVEL COMO ÉTICA FUNDANTE DE INTERAÇÕES INTERSUBJETIVAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO PELA CULTURA Antonio Campos
RESISTÊNCIA EPISTEMOLÓGICA: UMA CIÊNCIA OUTRA PARA A EDUCAÇÃO? Liana  Arrais Serodio,
Guilherme do Val Toledo Prado
AS NARRATIVAS DOS SABERESFAZERES DE PROFESSORAS DE ESCOLAS DO CAMPO COMO ESTRATÉGIAS NA/PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA Elizete Oliveira de Andrade
FORMAÇÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGANDO COM BAKHTIN Roberta Jardim Coube,
Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo

 

Sala ED05 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais
A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA Adriana Arezzo,
Ana Paula  Santos Lima Lanter Lobo, Higor  Linhares de Souza,
Penha Mabel Farias do Nascimento
SABERES ÉTNICO RACIAIS: FORMAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORAS DOUTORAS NEGRAS. Tatiane  Conceição Carneiro, Joselina Silva
REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: REPERCUSSÕES DO DISCURSO PEDAGÓGICO A PARTIR DA LEI 10.639/03. Elizabeth Souza,
Patricia Gama Temporim

EDUCAÇÃO INFANTIL: SUAS REFLEXÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03

Ana Paula  Galante Martinhago, Francisco  Evangelista

 

Sala ED06 – Piso 1: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO COLABORATIVA Patrick Pereira, Marcele Campanini

APRENDENDO A FAZER PESQUISA COM AS CRIANÇAS

Sonia Maria de Oliveira
A INTENCIONALIDADE NA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS EM GRUPO NA SALA DE AULA: O OLHAR DE UMA PROFESSORA Bruna  Celli D'abruzzo Degrecci,
Ana  Maria Falcão de Aragão
ESCOLA FORA DA CAIXA: UMA OUTRA ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO Mariana de Motta, Francisco Souza, Viviane Magdal, Elaine Pereira

 

Sala ED09 – Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas
PELA EXISTÊNCIA DOS DESAFIOS DO COTIDIANO, A NECESSIDADE DE RE-EXISTIR NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: UM OLHAR DA EQUIPE GESTORA Patrícia Regina Infanger Campos, Regina Carvalho Calvo de  Faveri, Flávia  Ferreira Leao Hatore
A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA Maria Natalina De Oliveira Farias, Cristiane Santos
QUEM CONTROLA QUEM NA ESCOLA? O MURAL DE AVISOS E A REUNIÃO PEDAGÓGICA Marta Christina Motta Macedo
ARTE E ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA Marceli Rodrigues

 

Sala ED10 – Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: PATRIMÔNIO ESCOLAR A PRESERVAR, VALORIZAR E EXPLORAR Renata Reis Pereira Matielo Fonseca,
Iraí Aparecida de Oliveira Soares
REVISITANDO A MINHA PRÁTICA ATRAVÉS DAS FOTOGRAFIAS: SOBRE ALGUMAS DESCOBERTAS Raquel Aparecida Batista
AGORA EU ERA CRIANÇA: MEMÓRIAS DE DUAS MULHERES NEGRAS E A RELAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA Raíssa  Santos, Beatriz Barbosa
ENCONTROS ENTRE SUJEITOS, DOCUMENTOS E MEMÓRIAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS HISTÓRICOS EDUCACIONAIS: UM DESFILE DE SETE DE SETEMBRO

Adriana Carvalho Koyama

 

Sala ED11  – Piso 2: Eixo 4 – Escola como experiência política
TRANSFORMANDO IDEIAS EM REALIDADE Patrícia Morais Teberga de Oliveira
INFÂNCIAS CARIOCAS: CORPO, CONEXÃO COM A NATUREZA E EMPODERAMENTO POLÍTICO

Adrianne Guedes, Léa Tiriba,
  Katia Bizzo Schaefer

REEXISTIR NA PLURALIDADE DO COTIDIANO PARA CONSTRUIR A CULTURA INCLUSIVA

Angélica Aparecida Alves Lourenço, Hilda Maria Gonçalves da Silva
ESCOLA E INCLUSÃO: AVANÇOS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS NOS 20 ANOS DA LEI 9394/96

Rejane Lúcia Amarante de Macedo do Nascimento

 

Sala ED07  – Térreo: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas

“MAS O QUE ELES FAZEM?”: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM BEBÊS Patrícia Yumi Fujisawa Cândido
“EU QUERO!”: REFLEXÕES EM SALA DE AULA SOBRE O CONSUMO INFANTIL Patrícia Yumi Fujisawa Cândido
A SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Clayton Budin,
Fabiana  Bardela Lopes,
José Alves
REINVENTANDO A PRIMEIRA INFÂNCIA: AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DA E.M. ROSA MARIA CASTELLANO PIERONI Patricia Lopes Pinto da Silva

 

27 de Julho 2017 (Quinta-feira)

Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I Horário: 10h45 às 12h15

 

  Sala ED04 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA EM BUSCA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA ALFABETIZAÇÃO Tatiana de Schiavon,
Nathália Quitzau
A ORIENTADORA PEDAGÓGICA QUE SE FORMA ENQUANTO FORMADORA DA EQUIPE EDUCACIONAL DA ESCOLA Gisele Camoleis Santana
A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO COTIDIANO: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DA ORIENTADORA PEDAGÓGICA Maria de Lourdes  Gomes da Silva
RELATOS REFLEXIVOS DE PROFESSORES COORDENADORES: INSTRUMENTOS DE SABERES PEDAGÓGICOS

Errivaine Gomes

 

Sala ED05 – Piso 1:Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais

NEM TUDO É O QUE PARECE SER: HISTÓRIAS DA FORMAÇÃO PELA VOZ DE UMA PROFESSORA-FORMADORA

Renata Barroso de Siqueira Frauendorf 
A LUDICIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Tatiana Andrade Fernandes,
Andreia Osti
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO(AEE) Patrícia Rosalen
SABERES DOCENTES PARA ATUAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: QUE SABERES? Clayton Budin

 

Sala ED06 – Piso 1- Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas
A VIAGEM DO BEM-TE-VI: VIVENCIANDO NOVAS DESCOBERTAS Simone Couto Furquim,Maria Lucia Merone Massarão
CLUBE DA MATEMÁTICA: A MATEMÁTICA E SUA FUNÇÃO SOCIAL Rosimeire  Brito Da Silva,
Maria Francisca Dos Santos
O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM Flávio Renato Dos Santos,
Andreia Osti
EQUIPE COLMEIA: UMA ATMOSFERA ARTÍSTICA NA ESCOLA

Fernando De Paula Ensinas,
Rebeca Andrade De Castro

 

 

Sala ED9 – Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas
PRÁTICAS COTIDIANAS INFANTIS: VIVER, EXPERIMENTAR, BRINCAR E APRENDER NA ESCOLA Keila Santos Pinto,
Tagiane Beteghelli
REFLETINDO E VIVENCIANDO SENTIMENTOS E GENTILEZAS Michelle Felippe Barthazar
PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS E PROTAGONISMO: A EXPERIÊNCIA DA REUNIÃO DE REPRESENTANTES DO CEI AGOSTINHO PÁTTARO Simone Silva,Maria de Lourdes  Gomes Da Silva, Rita De Cássia Farinaccio Bley
OLHANDO PARA SI E PARA O OUTRO – DESCOBRINDO TONS DE PELE E SENTIMENTOS Michelle Felippe Barthazar

 

Sala ED07 – Térreo: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas
INVISIBILIZAR O COTIDIANO: PRÁTICAS CURRICULARES E TÁTICAS DE RE-EXISTÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA Jeferson Maske De Oliveira 
O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE EJA NUMA PERSPECTIVA DE (RE)CONSTRUÇÃO DO OLHAR E ENCONTRO COM AS MÚLTIPLAS FACES DE ACONTECIMENTOS EM SUAS OUTRAS SIGNIFICÂNCIAS. José Antônio de  Oliveira
COLÉGIO ELVIRA BRANDÃO: UMA ESCOLA EM MOVIMENTO Andrezza  Aghara Amorelli,
Luiz Felipe Silva Campos
TRAJETÓRIAS ESCOLARES PROLONGADAS: ESTUDANTES DAS CAMADAS POPULARES, DA UEMG, UNIDADE CARANGOLA.

Fernanda  Bevilaqua Costa

 

 Sala ED10 -Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades

MÉXICO E BRASIL: ESPAÇOS FORMATIVOS E ESCRITAS DOCENTES Jacqueline de Fátima  Morais,
Roberta Manceira Flores,
Fabiana  de Oliveira Machado
EDUCAÇÃO INTEGRAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS/SP Vanessa Benedini
REFLEXÃO DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DA PRÁTICA DOCENTE AO OLHAR DA CRIANÇA Alice  Da Silva Lima d'Avila,
Antonio Sales

HISTÓRIA DE VIDA: VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA E A PRODUÇÃO DE HABITUS PROFESSORAL PELA ALTERIDADE

Jéssica  Da Costa Brito,
Loren  Paiva, Eduarda Duarte Cacho,
Karoline  Pacheco da Silva
O PAPEL DO CAPITAL SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: UM ESTUDO A PARTIR DAS OBRAS MEMORIALÍSTICAS DA PROFESSORA OLIVA ENCISO Gustavo Henrique Gonçalves Maria,
 Loren  Paiva,
Jéssica  da Costa Brito

 

Sala ED11 – Piso 2: Eixo 4 – Escola como experiência política
CEMEFEJA PAULO FREIRE: UMA PROPOSTA SINGULAR DE ATENDIMENTO DE JOVENS E ADULTOS EM PERÍODO INTEGRAL Luciana Squarizi,
Francisco Souza,
Ruth Gouveia,
Georgina Vicente
“VOCÊ É REFERÊNCIA PARA MIM”, A TUTORIA NO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL arli Aparecida da Silva Viçoti, Dirlaine Beatriz França de Souza, Beatriz Pereira Paixão,
Keyla Bruna Rodrigues
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E COTIDIANO ESCOLAR Nilda de Oliveira Vilela
A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA (EIXO 1) Adriana Arezzo,
Ana Paula  Santos Lima Lanter Lobo,
Higor  Linhares de Souza,
Penha Mabel Farias do Nascimento

27 de Julho 2017 (Quinta-feira)

Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I Horário: 18h30 às 20h15

 

  Sala ED04 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais
CADERNOS DE ALUNOS REVELAM:  O QUE HÁ DE PANTANEIRO NA ESCOLA PANTANEIRA Young Shim Gonçalves,
Mareide Lopes de Arruda
PROVA CAMPINAS 2016 CORREÇÃO DAS QUESTÕES, EXPRESSÃO E DISCUSSÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES Marcela  Rodrigues Borba,
Jordana Souza Silva,
Celisa Bonamigo Carrara,
 Marcela  Rodrigues Borba,
Ana Claudia Santurbano Felipe Franco
A LITERATURA DE AUTOAJUDA NO COTIDIANO DOCENTE: SIGNIFICADOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Rebeca  Possobom Arnosti,
Samuel De Souza Neto

O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Andrea  Berenblum,
Tatiana da Gonçalves

 

Sala ED05 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais
ENCONTROS DE PESQUISADORA ACADÊMICA E ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Roseli Gonçalves Ribeiro Martins Garcia
MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO: ESCOLA E UNIVERSIDADE PÚBLICAS EM TRABALHO CONJUNTO DE FORMAÇÃO DOCENTE. Sueli  Lima Moreira,
Julio César Almeida Vidal,
Patricia Pereira do Prado,
 Veronica  Vilella Goulart
O TRABALHO EM PARCERIA NO COTIDIANO ESCOLAR: POSSIBILIDADE FORMATIVA NO ENCONTRO COM O OUTRO Pamela Cassão,
Nathalia  Ferraz Rodrigues
DESCOBERTAS, DESAFIOS E PARCERIAS: UM DIÁLOGO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Flávia  Ferreira de Castilho,
Roberta Manceira Flores,
Joana P. dos Santos G. de Oliveira, Renata  Malafaia

 

Sala ED06 – Piso 1:Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas
NARRATIVAS DA ESCOLA: OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTOS Aline Santos De Lima Ramos
SER QUE PROFESSOR? UMA EXPERIÊNCIA NARRATIVA ACERCA DA ALTERIDADE BAKHTINIANA NA REFLEXÃO SOBRE IDENTIDADE Gabriel da Costa Spolaor,
Luciane Salado
ENTRE SABERES E FAZERES: UM BREVE RELATO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DO PROJETO CCAIC NA REDE MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS Glacione Ribeiro Da Silva
INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: RESULTADOS DE UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO Fabiana Bardela Lopes,
Maurício Compiani

 

Sala ED07 – Térreo: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas
FABRIQUINHA DE BRINQUEDOS INCLUSIVOS: DIVERSÃO PARA TODOS Priscila  Ribeiro
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM DESAFIO ÉTICO-POLÍTICO-PEDAGÓGICO Aline Gomes Da Silva, Tiago  Ribeiro
LAUDO NÃO É REMÉDIO Elaine Cristina  Oliveira Nunes
VENTAR A VIDA: REENCANTAR-SE PELO MISTERIOSO Artur Rodrigues Janeiro

 

Sala ED09 – Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades
TRÊS GERAÇÕES DE EDUCADORES E SEUS OLHARES À LUZ DAS NARRATIVAS Viviany  Gonçalves Lino Borges, Eliane Greice Davanço Nogueira
REMEMORAÇÕES DOCENTES EM DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA BENJAMINIANA Cyntia Simioni França
A PROFESSORA ALFABETIZADORA QUE TROPEÇOU NA FENOMENOLOGIA E CAIU (DE AMORES) NO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO Luciana Rodrigues de Souza
MOVIMENTO, AFETO E RELAÇÃO: DOCILIZAÇÃO OU POTENCIALIZAÇÃO DO CORPO NA APRENDIZAGEM? Katia Bizzo Schaefer,
Adriana Andrade Alves,
Cristiane Clemente Susano,
 Cynthia Rocha,
Rosidalva Santos de Abreu

 

Sala  ED10– Piso 2: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais
Eixo 2 - Cotidiano e práticas educativas
Eixo 4 – Escola como experiência política
INTERFERÊNCIA POLÍTICA NA GESTÃO ESCOLAR: IMPACTOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL Jeferson Maske de Oliveira
PRÁTICAS E (IN)PRÁTICAS CORPORAIS: CADÊ O CORPO QUE ESTAVA AQUI? Julio Cezar Soares da Silva Fetter, Natália Tazinazzo de Oliviera
JORNAL DE PAREDE – EXERCENDO A DEMOCRACIA Ana Paula Soares da Mota Vaz
“ESCOLA NA RUA: UMA EXPERIÊNCIA DO CEMEFEJA PAULO FREIRE” Mariana de Motta,
Emidio Claro,
Isabel Silva,
Eliana Horto,
Maria Distler

 

Sala ED11 – Piso 2: Eixo 2– Cotidiano e práticas educativas
PLATAFORMA DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Juliana R. A. FRAGA,
Camila M. OLIVEIRA,
Douglas M. DANTAS,
Valther M. OLIVEIRA,Elisabete CARDIERI
ENEGRECENDO A ESCOLA COM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: EXPERIÊNCIAS ANTIRRACISTAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO COMPLEXO DO ALEMÃO/RJ Juliana Correia
VISIBILIDADE DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renata R. Pereira Matielo Fonseca,
Iraí Aparecida De Oliveira Soares
QUEM ACOLHE QUEM? Ana Cristina Libânio

 

Sala ED12 – Piso 2: Eixo 1– Formação docente e saberes profissionais

O PAPEL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA RESSOCIALIZAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL FEMININO: O QUE DIZ O EDUCADOR? Rafaela Cruz de Moura, Adriana  Alves Fernandes Costa
A ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES QUE COMETERAM ATOS INFRACIONAIS E ESTÃO EM LIBERDADE SOCIOEDUCATIVA Lucia Elene Doriguello,
Tamires Juliana Silva Pacheco
UMA PEQUENA ABORDAGEM SOBRE A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE Leonardo  Barros,
Lucia Elene Doriguello
FORMAÇÃO DE MONITORES E AGENTES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: (RE) SIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOS DIVERSOS ATORES

Tania Maria Serafim,
Carla Feriani

 

Sala ED13 – Piso 2: Eixo 1– Formação docente e saberes profissionais
PROJETO SOBRE COMBUSTÃO QUÍMICA: EXPERIÊNCIAS ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A ESCOLA PÚBLICA Nima I. Spigolon,
Mariana Agostini,
Fernanda Montija,
William Zeni
ENCANTAMENTOS NA (FORMA)AÇÃO DOS EDUCADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES Caroline Duarte,
Cristinae Carvalho Barão
O PROFESSOR/BACHAREL: EM BUSCA DE UMA NOVA CULTURA OU “O TEMPO REDESCOBERTO” Iracema Eliza  Vasconcellos Moreira
FORMAÇÃO E OS FORMADORES: DIFERENTES OLHARES SOBRE O TRABALHO DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO Dulce Cornetet dos Santos Pomilio, Maria de Lourdes Gomes da Silva, Silvana Ortiz Vieira Ruiz.

28 de Julho 2017 (Sexta-feira)

Local: Faculdade de Educação – Prédio Anexo I Horário: 14h:00 às 15h:15

 

Sala ED04 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais
FORMAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO FORMAÇÃO CONTINUADA EM FOCO: SAÚDE E EDUCAÇÃO- FUNDAMENTAL

Daniele Rodrigues Santos

A PEDAGOGIA NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: POR QUE O PROFISSIONAL QUE ATUA EM HOSPITAIS NECESSITA DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA? Lucia Elene Doriguello,
Juliana  Ferreira
A COMPLEXIDADE INTEGRANDO A BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO: EFEITOS (E AFETOS) NO PERCURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Elisabete Cardieri
SIGNIFICAR A FORMAÇÃO DOCENTE PELO OLHAR DO PROFESSOR FORMADOR

Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez

REGISTRO E REFLEXÃO DA PRÁTICA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES PEDAGÓGICOS

Jane Silva Bueno

 

Sala ED05 – Piso 1: Eixo 1 – Formação docente e saberes profissionais

EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: REFLETINDO SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO POR MEIO DO BRINCAR NOS ANOS INICIAIS

Cátia Regina  Ramos da Silva
FORMAÇÃO DOCENTE: RE-EXISTIR, RE-CONSTRUIR, RE-INVENTAR Maria Paula P. dos S. Belcavello, Leiliane  Aparecida Gonçalves Paixão
SOBRE CRONOTOPIA E CORPO: EM BUSCA DE PERCEPÇÕES ARTÍSTICAS VIVAS NAS NARRATIVAS DE PROFESSORXS E ALUNXS Roberta Jardim  Coube
NÓS EM NOSSOS NÓS Fernando Cardoso da Silva,
Viviane Mendonça

 

Sala ED06 – Piso 1: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas
A RIQUEZA DAS EXPERIÊNCIAS PEQUENAS: ALGUNS SABERES DOS BEBÊS Ruy Braz da Silva Filho, Aline Leal Pereira, Renata Aparecida de Melo, Vanessa Cristina Silva Pereira, Wilma Aparecida Lopes Tarelho
INFÂNCIAS E COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE CURRÍCULOS INVENTADOS E OS DESAFIOS NA AVALIAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA Ana Cristina Corrêa Fernandes
PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NAS RELAÇÕES DE ESPAÇO E TEMPO: A EXPERIÊNCIA DOS ATELIÊS DO CEI AGOSTINHO PÁTTARO Zirlene Scardovelli,
Analice  Gomes de Lima Dias,
Sílvia Helena  Pezzin Vezalli,
Luciene Mastrandrea,
Jaqueline Horácio Piton
PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: TÉCNICA DE STOP MOTION Rossilene Milhomem Jardim Costa, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha

 

Sala ED07 - Térreo: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas
ÁRVORE GENEALÓGICA DAS PROFISSÕES: UMA ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA DE ADOLESCENTES Patrick Pereira,
Letícia Lovato Dellazzana-Zanon
ESCOLA DE MADEIRA, ALUNOS DE FERRO: MOVIMENTOS DE RE-EXISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Karina Mayara Leite Vieira
VIDA NOVA: HISTÓRIAS DE VIDA E PERSPECTIVAS DE FUTURO Jiane Maria  Mantovani Colman
RESSIGNIFICANDO O FRACASSO ESCOLAR: DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM À INJUSTIÇA COGNITIVA Nathalia Fonseca Da Silva Barboza, Vania Batista Garcia,
Carmen Lucia Vidal Pérez

 

Sala ED09 – Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades
CARTOGRAFANDO TRAJETÓRIAS: A (TRANS)FORMAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS Thiara Vichiato Breda
UMA DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: HABITUS PROFESSORAL E ALTERIDADE NA HISTÓRIA DE VIDA DA PROFESSORA MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA Gustavo Henrique Gonçalves Maria
O DESASTRE SOCIOAMBIENTAL DE RESPONSABILIDADE DA SAMARCO MINERADORA E O USO DE FOTOGRAFIAS DE TRAGÉDIA EM AULAS DE HISTÓRIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Nara Rúbia Carvalho Cunha
MEMÓRIA, SENSIBILIDADE E NARRATIVA: QUANDO A FALA DA CRIANÇA RETORNA EM TEXTO DE ADULTO Rita de Cássia Fossaluza Ferreira

 

 Sala ED10 -Piso 2: Eixo 3 – Subjetividades, memória e Educação das Sensibilidades

DE JALECO BRANCO E ESTETOSCÓPIO: UMA MÉDICA NA PEDAGOGIA Dirlaine Beatriz França de Souza,
Brigida Prudencio
CONSTRUIR UMA OUSADIA: TEXTOS DE AUTOFICÇÃO EM SALA DE AULA Renato Bruno
ENTRE LAÇOS E NÓS: UMA EXPERIÊNCIA DE CULTURA RESTAURATIVA Rosana Santana,
Emidio Claro,
Elaine Pereira,
Viviane Magdal,
Georgina Vicente
RELATOS REFLEXIVOS: O QUE (ME) ENCONTRO NA VOZ DO OUTRO

Adriana Stella  Pierini,
Adrielli  Santos

 

Sala ED11– Piso 2: Eixo 2  – Cotidiano e práticas educativas
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL Vanessa  Krahenbuhl Dias,
Vanessa Prates Nascimento,
Deise Fahl
HOMEM E NATUREZA: UMA QUESTÃO DE RESPEITO Renata Benassi, Rosimeire Brito da Silva, Raquel  Silva Vitor, Fernando Martins
PROJETO BIOMAS EM REDE: SABERES INTEGRADOS E A ESCUTA DE DIFERENTES VOZES Elisete  Soave Vianna,
Lidia Maria Soares Bizo
A PONTE DE MONET: ENTRE NINFEIAS E CHORÕES Silvana Ortiz Vieira Ruiz, Stela Maris Ferrari, Camila Marques Costa, Marilena Gomes de Carvalo Bráz, Dulce cornetet dos santos pomilio
CAFÉ CULTURAL COLETIVO

Elizete Silva Neves Ramos,
Madalena Violada Felix,
Maria Angélica Nogueira Giacomello

 

Sala ED12– Piso 2: Eixo 2 – Cotidiano e práticas educativas
DIALOGANDO SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSTIGANDO CRIANÇAS CRÍTICAS Janaina A. Silva
A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA: DA PRÁTICA A PRODUÇÃO DE UM LIVRO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Isnary Aparecida Araújo Silva
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A NOSSA RELAÇÃO COM O ALIMENTO Elisângela S.S. SANTOS,
Fernanda S. OGAWA
RECREAÇÃO, LAZER E O LÚDICO NA ESCOLA: BUSCANDO TRANSFORMAÇÕES NAS PRÁTICAS ESCOLARES

Renata L.M. FERNANDES
Leonardo S. ZANZINI,
Luiz F.S. FERREIRA